Chocolate amargo: um aliado contra derrames
Graças à presença de antioxidantes, o chocolate amargo diminui as chances de ter um AVC, pois minimiza o acúmulo de gordura nas artérias. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela universidade de Toronto, no Canadá, que envolveu diversos estudos em conjunto.
Mas atenção: o consumo deve ser moderado. Em um dos estudos realizados com 45 mil voluntários, uma porção de chocolate por semana foi suficiente para diminuir em 22% o risco de derrame nessas pessoas. Outro estudo mostrou que o consumo de 50 gramas do chocolate amargo por semana reduz em 46% as chances de morte após um AVC.
Tal benefício do chocolate amargo estaria associado à presença de polifenóis, antioxidantes protetores das células contra agressões externas, na composição do cacau. O composto inibe a oxidação do colesterol ruim (LDL), evitando gordura nas paredes das artérias.
Mas não vale se entupir com o primeiro chocolate que encontrar. A recomendação é válida apenas para o chocolate amargo, pois ele é rico em cacau. Chocolate ao leite e chocolate branco não se enquadram dessa categoria e possuem mais gordura.


