Farinha de berinjela reduz riscos cardiovasculares e ajuda a emagrecer
Farinha de berinjela reduz riscos cardiovasculares e ajuda a emagrecer
Você gosta de berinjela? Hoje não vamos falar de berinjela com queijo, mas sim da farinha dela.
Um estudo do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comprovou que a farinha de berinjela diminui os riscos cardíacos e ainda ajuda a emagrecer.
A pesquisa foi feita com 14 mulheres que possuem riscos cardiovasculares e circunferência da cintura aumentada. Elas foram divididas em dois grupos submetidos à reeducação alimentar. Porém um deles acrescentou duas colheres de sopa de farinha de berinjela à dieta.
O grupo que ingeriu a farinha perdeu, em média, seis quilos, enquanto o grupo o outro só três quilos.
A berinjela ainda ajudou a reduzir os níveis de colesterol total, triglicerídeos e até o ácido úrico, substância que favorece dores articulares e inflamações quando em concentrações elevadas. A pesquisa ainda mostra que a maior redução foi da gordura visceral, também conhecida como gordura invisível.
A farinha concentra mais fibra e amplia a sensação de saciedade, o que a torna mais potente que o legume in natura, o suco e o chá que são feitos com o alimento.
Mas todo cuidado é pouco, pois a berinjela estimula a formação de radicais livres, podendo levar ao envelhecimento precoce. O ideal é adicionar frutas cítricas e ricas em vitamina C no cotidiano.
Você gosta de berinjela? Hoje não vamos falar de berinjela com queijo, mas sim da farinha dela.
Um estudo do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comprovou que a farinha de berinjela diminui os riscos cardíacos e ainda ajuda a emagrecer.
A pesquisa foi feita com 14 mulheres que possuem riscos cardiovasculares e circunferência da cintura aumentada. Elas foram divididas em dois grupos submetidos à reeducação alimentar. Porém um deles acrescentou duas colheres de sopa de farinha de berinjela à dieta.
O grupo que ingeriu a farinha perdeu, em média, seis quilos, enquanto o grupo o outro só três quilos.
A berinjela ainda ajudou a reduzir os níveis de colesterol total, triglicerídeos e até o ácido úrico, substância que favorece dores articulares e inflamações quando em concentrações elevadas. A pesquisa ainda mostra que a maior redução foi da gordura visceral, também conhecida como gordura invisível.
A farinha concentra mais fibra e amplia a sensação de saciedade, o que a torna mais potente que o legume in natura, o suco e o chá que são feitos com o alimento.
Mas todo cuidado é pouco, pois a berinjela estimula a formação de radicais livres, podendo levar ao envelhecimento precoce. O ideal é adicionar frutas cítricas e ricas em vitamina C no cotidiano.
