Mais refeições por dia favorecem mesmo o metabolismo?
O The New York Times publicou na semana passada um artigo que contraria um conceito que é consenso entre quem busca mudar hábitos alimentares. Muito se fala sobre trocar as três grandes refeições por porções menores ao longo do dia. Inclusive aqui no blog já tratamos algumas vezes desse tema.
Mas parece que a mudança não faz tanta diferença, de acordo com um estudo publicada em 2009 pelo The British Journal of Nutrition. A pesquisa indica que o que importa é o total de calorias ingeridas, e não sua distribuição no decorrer do dia.
Dois grupos de obesos foram submetidos a um teste. A eles foi proposta uma dieta de baixa caloria, que foi seguida durante oito semanas. Um grupo se alimentou com o total de calorias proposto dividido em três refeições e o outro distribuía o mesmo número de calorias em seis. Não foi observada nenhuma diferença significativa na perda de peso entre os grupos. O grupo que comia em mais porções não teve o metabolismo aumentado e nem alteração dos mecanismos de saciedade.
A conclusão a que se chega é de que comer mais vezes por dia não acelera o metabolismo, como se pensava.
Mas vale ressaltar que comer em pequenas porções, por mais que não favoreça o metabolismo, colabora para a saúde de outras formas, evitando problemas estomacais e contribuindo com a absorção de nutrientes, por exemplo.



gostei de cada sugestão, muito bom e preciso q agente siga-os, corretamente.
Eu estou buscando sugestões para ajudar no emagrecimento, esta tão dificil de segui-los.
No momento estou ingerindo a carne de soja s/ idrata-las nas refeições,veem no meu pensamento q assim pode ajudar no emagrecimento pq acaba comendo menos, será q estou certa?